L'ignorance est la mère des traditions

Deixando o sentimentalismo de lado, tenho vontade de escrever sobre algo que há muito tempo me deixa “bege”: A forma como as pessoas se desesperam com algumas notícias, o medo que isso causa nelas e a forma como transformam qualquer acontecimento relativamente pequeno em uma catástrofe sem medidas!

Nos últimos tempos alguns crimes de certa forma comuns ganharam proporções imensas, por causa da mídia e do medo das pessoas. Mas, medo de quê? Poderíamos dizer que se trata do maior medo da humanidade: “O medo de morrer!”, mas falar sobre isso é sempre delicado, e deixaria o texto muito curto e sem conteúdo [nada contra quem teme a morte, mas dizer que a causa é assim tão essencial concluiria qualquer pensamento muito rapidamente e não é isso que eu quero...].

Bem, que a mente das pessoas é controlada pela mídia já é um fato. Não vou dar margem a um comentário do tipo “Ah, mas não são todas as pessoas... blablabla”, já digo aqui que realmente não são todas as pessoas que se deixam influenciar completamente pela mídia [e não falo só em Televisão, que fique bem claro], não se pode generalizar nada no ser humano, não é mesmo?

O fato é que nossos gentis jornalistas, diretores, editores, redatores e o escambau, selecionam um ou dois desastres por temporada e dão um jeito de transformá-los num verdadeiro cataclismo na cabeça das pessoas, contando é claro com o público sempre desesperado.

Comecei a pensar nisso na época do “caso Isabela Nardoni”. Tudo bem, eu acho realmente que aquilo tudo fui um absurdo, fiquei horrorizada quando soube e tudo mais, como qualquer pessoa. O que me intriga é que depois de um mês as pessoas ainda falavam nisso, ainda comentavam e ainda faziam matérias sobre o caso. Tudo bem, eu entendo que as investigações ainda estavam rolando e que como o caso teve uma repercussão imensa seria legal manter o “povo” informado, mas uma coisa é informar e outra é despejar um mar de notícias, matérias, fotos, frases, poemas, comunidades no Orkut, trabalhos de escola, especiais na televisão... Chegou uma hora que não tinham mais quem entrevistar, e ainda assim continuavam! Acaba que o que no começo era algo abominável se torna apenas uma distração... Ninguém mais liga pra o que realmente aconteceu.

Depois de um tempo veio o “caso Eloá”. Dias e mais dias a programação de várias emissoras foi alterada pra poder transmitir segundo por segundo o delicado seqüestro. Depois mais um bom tempo chorando a morte dela, falando com amigos e familiares, esperando o cara ser preso. Depois dias e mais dias acompanhando a amiga internada com risco de morrer. Depois dias e mais dias entrevistando mais um monte de gente... O drama foi tanto que até hoje se ouve falar disso. O crime foi igualmente horrível, mas vamos então chorar por todas as pessoas seqüestradas que acabam morrendo no mundo todo, TODOS os dias! Seria mais justo.

Nos últimos dias a catástrofe foi a queda do Air France. Não estou querendo dar uma de sem-sentimentos aqui, mas o caso é que nós temos que parar pra pensar que acidentes como esse e crimes como os anteriormente citados acontecem todos os dias no nosso país e no mundo todo, mas nós não ficamos sabendo! Quando a mídia mostra um desses casos acaba o fazendo tomar proporções tão grandes que passamos a acreditar que é algo inédito na nossa sociedade, quando não é!

Acredito que o dever da imprensa é informar as pessoas, com verdade sempre. Agora, porque é que não existem reportagens todos os dias sobre a série de crimes bárbaros que acontecem por aí? Porque é que só um ou outro vem à tona? Porque é que nós acreditamos que os poucos acontecimentos que nos são relatados são únicos? E porque é que fazemos de cada um deles uma catástrofe tão grande?

Seria fácil dizer aqui que a mente humana está dominada pela mídia. Nós ficamos sabendo quase que somente o que nos é passado pelos jornais e pela televisão, e recebemos a informação um tanto mastigada, o que torna um pouco difícil que todas as pessoas criem opiniões próprias sobre os assuntos.

Posso cair aqui em “Teorias da conspiração”. Podemos enlouquecer tentando adivinhar quem está por trás de toda a mídia do mundo, dominando a opinião das pessoas, impedindo que a grande maioria tenha opinião própria sobre uma série de assuntos, que desenvolvam senso crítico (o que impediria que nossos políticos ficassem tão impunes, por exemplo). Podemos tentar mapear a área de ação dessas “pessoas”, podemos tentar adivinhar se são pessoas, podemos opinar sobre qual é a intenção por trás de tudo isso [Eu diria que a área de ação é sempre a mídia em massa, principalmente na televisão, já que muitas vezes quem não tem tanto dinheiro não compra jornal, mas vê TV. E diria que “a mídia” se aproveita do sistema de ensino falho do nosso país pra repassar apenas as informações que “podemos receber” e da forma como temos de entendê-las]. Poderíamos fazer uma série de cosias, mas nada disso adiantaria.

Temos que pensar mais que vivemos em um mundo controlado, mesmo que não saibamos por quem ou porquê. Informação é a melhor arma, contra quem quer que seja [informação e um bom “38” xD], as pessoas do nosso país precisam muito disso. A educação é falha no Brasil, não há dúvidas... As pessoas precisam querer se informar mais, precisar querer não depender mais do Jornal Nacional. As pessoas precisam querer ser melhores, querer crescer na vida!

Ficar bitolado em uma notícia alarmante por meses a fio é um desperdício, não tenho medo de que isso pareça frio da minha parte, pois não é! Perder muito tempo da sua vida bitolado em algo, seja lá o que for, nunca é algo bom.

Acabo, por isso, tendo raiva desse “sensacionalismo barato”. Acabo parecendo extremamente fria diante desses crimes hediondos e desses acidentes que de uma forma ou de outra nos sensibilizam, porque a forma como a mídia lida com isso e a forma como a maioria das pessoas “exacerba” essas informações me enoja, sinceramente!

Bom, falei e falei e não disse muita coisa. Abri margem pra vários outros assuntos que outro dia comentarei. Espero que entendam meu ponto de vista, mas não espero que concordem comigo.

A frase no título é de Charles de Montesquieu e quer dizer “A ignorância é a mãe das tradições” (Se você já estudou iluminismo na escola e não sabe quem ele é, desista de viver!)

À bientôt, mes chères! :*

16 comentários:

Aspone disse...

Gostei mto, bastante inteligente.
Meio dificil comentar, mas fiz minha parte.
Parabéns!!

Se puder de uma passada por lá
www.encantosemcontos.blogspot.com

SONIC disse...

Disse "Pouca coisa", até pode ser, mas foi conciso e concordo, sendo tais questionamentos - infelizmente - fáceis de responder... Dado o fato do quão simplório é o senso comum, vem se o fato de que "violência e sexo VENDE" (principalmente se ambos se combinam no mesmo fato), as pessoas até parecem "gostar de terem medo, de se aterrorizar" e tudo isso ao dito popular - mesmo que subconsciente - que "Pimenta nos olhos dos outros, é refresco!".
A mídia, especialmente no Brasil, querida, é tão determinante que a Rede Globo é chamada de "4º poder - já que os outros são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário; e isso adveio do fato que é muito mais "fácil" receber e obedecer do que refletir e compreender de forma analítica.
E, como eu costumo dizer desde que aprendi sobre a história dos países orientais quando criança: A base do progresso é a educação.
Parabéns pelo seu post, querida! Sempre mais Machadiana :P

Ambrosius Vallin disse...

Montesquieu foi um impostor, como todos os iluministas. Mas talvez existe alguma co-relação entre ignorancia e tradição.

Antony Fernandes disse...

muito bom o conteudo do seu blog!sucesso!

nikki disse...

o texto eh grande, mas vale a pena ler. a midia nos bombardeia com catastrofes, e o problema eh que exageram em tudo: seja na noticia ou no tempo em que essa noticia eh explorado. acho que voce nao esta sendo "fria", frios sao os jornalistas que exploram a tragedia dos outros!!!

adorei o post

http://voltoem5minutos.blogspot.com/

Antônio & Jéssica disse...

Gata..depois comento. Sem tempo util :/
tah salvo nos favoritos aqui ;)

Antônio Chagas disse...

Parabéns mesmo garotaaaaa!
ótimo texto! =)

Yaser Yusuf disse...

"Parabéns pelo eximio e intricico texto acima.
Pouquissimas pessoas , com uma sabedoria tão iluminada seriam capaz de interpreta-lo de forma tão eloquente"

Ingo disse...

Interesante, muito bom o texto...

Lailah disse...

Amei o blog, me identifiquei totalmente!
O post ficou sensacional!
Virei leitora há!
Abraços

Antônio & Jéssica disse...

Gata..agora que arranjei um tempo extra, aproveitei para essa fantástica leitura ;)

Realmente "as vezes" nos deixamos levar pelo excessivo modo de como a mídia lida com esses assuntos. oque nos resta é driblar isso. xD

Se é que é possivel.
Um grande beijo

Anônimo disse...

"O fato é que nossos gentis jornalistas, diretores, editores, redatores e o escambau, selecionam um ou dois desastres por temporada e dão um jeito de transformá-los num verdadeiro cataclismo na cabeça das pessoas, contando é claro com o público sempre desesperado."

Nessa frase você resumiu tudo. Penso dessa mesma maneira. É triste, porém real!

TPR disse...

é fato mídia brasileira embriagar seu espectadores com dose cavalares de tragedias

cariocax disse...

Nice blog

cariocax.blogpost.com

Anônimo disse...

Oii... retribuindo a visita ao meu blog ^^
Muito bom esse texto! Temos q tomar cuidado para a midia não nos "alienar", de certa forma ela tenta controlar a nossa vida.
amei o blog!

http://thayumi.blogspot.com

IBANEZ disse...

muito interessante..realmente ...a midia manipula a todos com noticias..fazendo parecer q o planeta terra é uma completa merda e q não existe nada de bom no mundo...achop q deveria existir o noticiario assim .."noticiário da noticia boa, pra vc ficar otimista ! " auhagyaa

Midia do medo suxx !

http://deposito66.blogspot.com/

Postar um comentário