Beautiful?

Estava assistindo a esse clipe. Comecei a prestar atenção nas pessoas que aparecem nele e uma pergunta surgiu na minha mente: “Porque nós temos tanto medo da diversidade?”. Não adianta dizer “Há, eu não tenho preconceitos!” porque algum todo mundo tem, é como se fosse algo natural na humanidade.

Utopicamente falando, todos os seres humanos são iguais uns aos outros. Aquela história de “todos temos dois olhos, uma boca e um nariz”. Todos temos o mesmo organismo [salvo raras exceções], dependemos do mesmo meio ambiente, todos somos basicamente carbono, todos viemos de um ancestral comum. Por que então nos diferenciamos tanto uns dos outros e temos tanto medo disso?

Esteticamente falando, cada ser humano é único. O que deixa complicada a tentativa de se criar um “padrão de beleza” e o que, na teoria, já teria nos acostumado a essas diferenças. Por que, no entanto, nós continuamos achando pessoas diferentes de nós repugnantes, por assim dizer?

Não estou falando apenas no sentido mais atual, mais raso. Isso vem desde muito antes de nascermos, quando negros começaram a ser escravizados, quando tribos começaram a guerrear entre si, quando um povo começou a se achar superior a outro. O que causou isso? [Eu procurei alguns artigos sobre ciência e psicologia, mas não achei nada que explicasse (ou tenteasse) esse tipo de coisa. Se alguém tiver algum link, por favor, me passe!]

Eu, sinceramente, embora tenha lá os meus preconceitos, me considero bem “de boa” quando a esse assunto. Eu acho que todas as pessoas têm o direito de serem felizes, da forma como acharem melhor; acho que cada um tem um caminho a seguir e tem o direito de experimentar todas as coisas do mundo, tem o direito de viver tudo que achar que deve viver, tem o direito de fazer tudo que quiser fazer (desde que não machuque ninguém, claro). Sou adepta sim do Amor Livre, e ele não é tão “utópico” quanto vocês podem pensar! [Pelo contrário, é fácil deixar algumas coisas de lado pra fazer o que te faz bem, respeitando sempre as regras sociais, e os sentimentos alheios]

Conheço muita gente preconceituosa, que na maioria das vezes explica seu preconceito com um “Ah, não sei! Não gosto e pronto!”. Reflitamos então: Porque somos preconceituosos? Porque temos tanta dificuldade em aceitar as diferenças entre nós? Porque essas diferenças nos causam medo?

Não se trata apenas de gosto, do tipo “Gosto de loiras, não de morenas”. É mais profundo... É um “Gosto de loiras porque morenas são putas” [isso é um exemplo, por favor!].

E não se trata também de um costume de velhos, como já me disseram. Nossa geração [tenho 17 anos] ainda tem pessoas muito preconceituosas, e as gerações passadas tem pessoas com a mente muito aberta às diferenças.

O que explica isso tudo, meus senhores?

7 comentários:

SONIC disse...

Bem, é inerente do ser humano valorizar o que se assemelha a sua "estirpe", podendo encarar uma variação contemplada como ameaça ao que já possui fundamentado em suas convicções, formando gerações e gerações com a mesma manifestação humana, denominando tudo como "cultural".
Vai demorar, mas quem sabe um dia toda essa "cultura" se torne compreensão e tolerância para que a paz social não seja tão utópica como agora? :D

Beijos

Inez disse...

É inerente ao seu humano procurar seus iguais em tudo,veja os grupos de jovens, por exemplo, todos tem gostos comuns. Isso não justifica o preconceito, pode-se viver num grupo homogeneo, mas aceitar bem os que são diferentes de seu grupo.

Gabriela Moura disse...

pq oq é diferente assusta, mesmo se tratando de outro ser humano. a questão é: o exercicio diario contra isso, e a educação dos q estao a nossa volta, por exemplo, se um amigo ou familiar seu tem alguma visao nao mt boa sobre quem 'nao é igual', pq nao dar um toque? ;)

Aline Paim disse...

Interessante, gostei do blog!
Passarei aqui mais vezes!
Beijooo

teste disse...

Diversidade sim, mas Moral e Ética acima de tudo!
Se não sou favorável a determinada opinião, cultura, ideologia, simplesmente para não perder o controle numa discussão desenfreada, me reservo... Mas tbm não sou nenhum xiita extremista...sou daqueles que só critica o que tenho conhecimento...rs
.
http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
.

Unknown disse...

Acho que existe todo esse preconceito justamente por causa das regras sociais, que dita o tipo de ser humano, eu sei bem o que é ser alvo de preconceito, e sei como isso doi, mas mesmo assim não abro mão de viver minha vida do jeito que acho certo, do jeito que acho correto e me faz feliz, independente do que os outros pensam e dizem!

Ótimo Post!

Mayara Cardoso disse...

postei sobre esse clipe hoje ! :O
beeijos
http://andnobodyelse.blogspot.com/
(juro que volto aqui pra comentar algo interessante)

Postar um comentário